quinta-feira, 30 de junho de 2011

Guia de Compra de Figures (Brasil)

ATUALIZADO (03/01/2012): Atualizações nos textos sobre Hobby Search, Otacute, CD Japan, AmiAmi e Hobby Link Japan. Procure pela marca de "Atualizado" com os mesmos dizeres e cor da que está no início deste parágrafo.

O Figures Plus sempre procura trazer, dentro dos posts sobre Pré-lançamentos, Lançamentos e similares, algumas opções de "onde comprar". Apesar do preço ser uma referência bem boa (e contando que os sites que eu dou como referência são sites que eu uso e, portanto, são confiáveis, embora não exista nada 100% livre de erros), há ainda outros fatores que devem ser considerados na hora de comprar uma figure (ou algum outro item) desses sites, já que itens taxados na nossa alfândega, pagarão 60% de imposto de importação mais ICMS mais qualquer outro "i" que eles resolvam incorporar...

Tendo isso em vista, este post foi idealizado (e agora concretizado) com o intento de dar umas rápidas analisadas e fazer algumas comparações entre os sites indicados no blog e os métodos de frete que eles usam. Primeiramente comecemos vendo os sites internacionais, que demandam que você tenha ou um cartão internacional ou uma conta no Paypal com fundos (e se você tem um cartão internacional, eu recomendo criar uma conta Paypal e associar seu cartão a ela para não ter que ficar enviando o número do cartão várias vezes pela internet). Depois da comparação direta entre os sites, veja a parte "Frete e Imposto" para comentários sobre cada tipo de frete e como eles podem modificar sua chance de ser taxado.

Esse post é um grande bloco de texto, talvez um pouco chato de se ler, mas creio que de grande ajuda para quem quer começar a colecionar figures. Peço desculpas pelo tamanho do post e espero que ele lhe seja útil. Qualquer dúvida pode ser deixada via comentários. Se possível (se eu souber), será respondida.

Sites internacionais:

1- Hobby Search (http://www.1999.co.jp/eng/)

O Hobby Search foi o primeiro "site de figures" que eu conheci. Além de figures, o site vende modelos e miniaturas militares, de carros, de trens... além de revistas, "Anime Toys" (canecas, chaveiros, camisas, toalhas, capas para almofada, dakimakuras e mais uma penca de outros itens) e mais uma coisinhas.

No quesito preço, o Hobby Search (dentre os 06 que eu costumo indicar) costuma ter algo entre o 2ª e o 3ª melhor preço (em algumas ocasiões ele pode até ser o mais barato). Aceita pagamento via  Paypal ou Alertpay (alguns itens classificados como "adultos" não podem ser comprados via PayPal). ATUALIZADO (03/01/2012): Segundo a página de FAQ deles, o Hobby Search voltou a aceitar pagamento feitos diretamente via cartão de crédito (internacional).

Para quem quiser ficar antenado, o Hobby Search envia (se você assim desejar) "News Flash" (diários) ou um "Newsletter" (semanal) para o e-mail que você cadastrar lá.

O Hobby Search trabalha com frete via SAL (Surface Air Lift) Small Packet não-registrado e EMS (Express Mail Service). Pacotes que não se enquadrarem na regra do SAL serão enviados (e a diferença de preço cobrada de você) automaticamente via EMS.

Pedidos podem ser recombinados (itens pedidos em momentos diferentes podem ser enviados juntos, por exemplo) ou cancelados, desde que respeitadas as regras deles em cada caso.

O Hobby Search tem uma seção permanente de "barganhas" (leia-se: itens encalhados... nem sempre necessariamente ruins, mas...). O endereço? http://www.1999.co.jp/eng/list/360/0/1. Além disso, regularmente alguns itens são vendidos com desconto e o site recompensa cada compra do usuário com uma certa quantidade de "pontos" (a quantia de pontos ganhos é um determinado percentual do total em Ienes da sua compra - sem contar o frete) que, no momento do próximo checkout podem ser convertidos em desconto para o usuário (1 ponto = 1 Ien de desconto).

Avaliação FP: O Hobby Search costuma ser minha 3ª opção quando eu procuro uma figure para comprar. Tem preço bom, mas como o SAL é "unregistered", não se recebe número de rastreio (não se pode acompanhar a movimentação do pacote) e caso haja extravio... azar o do comprador. EMS é fora de cogitação (para mim), exceto RARAS exceções.

2- Play-Asia (http://www.play-asia.com)

Esse site eu já conhecia antes de começar a colecionar figures. Mas só descobri que ele também vendia figures depois. O Play-Asia vende livros, eletrônicos, jogos, filmes (DVD's, BD's), músicas (CD's), "Toys" (seção dentro da qual eles incluíram figures)...

O Play-Asia no quesito "preço" peca bastante. Muitas vezes ele "disputa" a posição de preço mais caro dentre as minhas indicações. No entanto, às vezes ele consegue edições limitadas/exclusivas (como foi o caso da minha Nendoroid Hatsune Miku Snow Edition) e possibilita a compra de tais itens... mais caros que o normal, mas ainda mais baratos que em sites de leilão (onde os preços desse tipo de item são mais que extorsivos).

O Play-Asia trabalha com diversões tipos de frete, incluindo Airmail, EMS e "fretes tipo Courier" (como UPS ou FedEx). Todas essas opções retornam um número de rastreio.

O Play-Asia não manda boletins via-email, mas tem um sistema de avisos (também via e-mail) que lhe permite monitorar uma seção, lançamentos de uma empresa ou atualizações (mudança de disponibilidade, mais fotos, queda de preço...) de um item em particular. É o que ele chama de "Personal Agent".

Quaisquer pedidos que ainda não tenham sido processados (como pré-vendas aguardando o lançamento, por exemplo) podem ser cancelados a qualquer momento por dentro do site. O suporte do site funciona razoavelmente bem e se você quiser fazer algo que não esteja nas opções do seu Menu, é possível perguntar ao suporte se eles podem fazer.

O Play-Asia também mantem uma seção de promoções (http://www.play-asia.com/paOS-00-71-73-49-en.html) e recompensa cada compra do usuário com um código vale-desconto (vem impresso num papel enviado junto com sua mercadoria) que, dentro da validade determinada no papel, vale 5 dólares de desconto na sua próxima compra acima de 50 dólares (não considerando o frete para esse limite, tem que ser 50 dólares em mercadorias).

Avaliação FP: O Play-Asia, para figures, costuma ser uma das minhas últimas opções. Os preços são altos e os fretes não são exatamente favoráveis para nós, brasileiros. Mas, como eles demoram um tempo a mais para cadastrar novos produtos (ao menos no caso de figures), você pode acabar conseguindo fazer uma reserva ou compra aqui quando em outros lugares o item estará esgotado.

3- Otacute (http://www.otacute.com/)

Foi uma das minhas maiores descobertas no início da minha "carreira" de colecionador e durante um bom tempo foi minha maior fonte de figures. O site vende, basicamente, figures, itens relacionados com anime (canecas, camisas. etc.) e modelos/miniaturas (Veículos, Mechas...).

O site quase sempre tem o 2º melhor preço (às vezes 3º), dentre os listados no Figures Plus e não é raro eu recorrer ao Otacute quando eu esqueço de fazer uma reserva e ela encerra/esgota na minha 1ª opção. Após o lançamento da figure, ela costuma perder o desconto (subir de preço), então vale mais a pena fazer reservas do que comprar itens já lançados no Otacute.

Outro ponto forte do Otacute é a diversidade de fretes oferecidos: SAL Small Packet (com ou sem registro), SAL Parcel, EMS e FedEx.

A comunicação do Otacute com os cliente é restrita aos e-mails de confirmação/procedimentos de compra e ao suporte (suporte muito bom, por sinal, ao menos na vez em que precisei acionar). ATUALIZADO (03/01/2012): O Otacute passou a enviar mensalmente um Newsletter. O primeiro número foi enviado dia 21/12/2011.

O Otacute diz que as compras/reservas feitas são definitivas (não podem ser canceladas), mas em situações de exceção quase sempre dá pra desenrolar com o suporte desses sites...

Há também a seção de promoções do site: (http://www.otacute.com/index.php?main_page=specials) onde às vezes pintam uns itens de qualidade boa, mas que o fabricante tinha exagerado no preço e acabou encalhando (além dos habituais itens encalhados por falta geral de interesse por parte do público). Não há um sistema de recompensas aos compradores por parte do site, mas é comum que seja enviado algum brinde (chaveiros, cards ou outra miudeza) junto com a mercadoria, mas nas minhas duas últimas compras nesse site só vieram folhetos...

Outra coisa digna de nota (duas, na verdade): o site às vezes parece "não-terminado" como se alguém tivesse pego um template e não tivesse mudado algumas mensagens-padrão ("insira aqui o texto de 'compra efetuada com sucesso' "). Isso pode causar uma má-impressão e até deixar temerosos usuários novos, mas em todos esses meses (mais de um ano) que eu compro lá, nunca tive problemas. Outro ponto esquisito do site é o sistema de busca que às vezes lista itens em Backorder ou antigos antes de itens mais novos em fase de reserva ou disponíveis para venda. Isso às vezes dificulta um pouco ao comprador localizar o item desejado (especialmente se o item for sobre alguma série ou personagem muito popular).

No Otacute também se acha algumas figures com tiragem "limitada" ou "exclusiva". Vale a pena ficar de olho.

Avaliação FP: Como minha 2ª principal fonte de figures, acho que não tem como minha avaliação deixar de ser positiva. Uma das coisa interessantes (para nós, brasileiros, ao menos) é que o Otacute quebra um pouquinho o protocolo das embalagens. Ela não usa, necessariamente, caixas nos tamanhos padrões dos correios japoneses, muitas vezes reaproveitando caixas de outras coisas para embalar nossos pedidos. Qual a vantagem nisso? Eles acomodam figures de proporções fora do comum (das caixa-padrão) em caixas mais "justas" e acabam conseguindo encaixar figures maiorezinhas em embalagens que não estouram o limite do SAL Small Packet (e nessa você ganha duas vezes, como você lerá mais abaixo).
ATUALIZADO (03/01/2012): O primeiro número do Newsletter trouxe uma notícia que pode ser boa e ruim ao mesmo tempo: eles mudaram a empresa responsável por empacotar as encomendas e agora estão usando um tipo de caixa mais resistente, além de terem mudado o "protocolo" de "como embalar as encomendas". A parte boa é meio óbvia: caixas mais resistente e conteúdo melhor embalado significam mais chances de sua encomenda chegar intacta à sua casa. O potencial de ser ruim é que isso pode significar o fim dos "jeitinhos" que por vezes me pouparam uma boa grana ao fazer algumas figure maiorezinhas caberem nos limites do SAL Small Packet.


4- CD Japan (http://www.cdjapan.co.jp/)

O CD Japan costuma costuma "competir" entre os piores preços dentre as minhas indicações (bom, na parte de figures ao menos). O que ele tem de bom então? Uma infinidade de itens. São figures, tralhas diversas (canecas, camisas, copos, isqueiros -eu disse ISQUEIROS, dakimakuras e tudo o mais... MUITO mais), roupas (incluindo itens para cosplay), CD's de música e tralhas sobre "ídolos" Jpop, livros, revistas, mangás... é muita tralha. Se você não achou um item em outro site, vale a pena caçar aqui.

Além do preço não muito atrativo, outra coisa chata é que a esmagadora maioria das figures é "Preorder only". Você tem até uma data estipulada por eles para fazer a reserva (ou até que eles vendam uma certa quantidade); depois disso, já era.

O CD Japan apresenta uma grande variedade de fretes: SAL (não registrado), Airmal, Registered Airmail, EMS e FedEx.
UPDATE (30/11/2012): Desde o final de Outubro (de 2011), o CD Japan passou a utilizar também SAL Registered e SAL Parcel como fretes, o que torna esse site o mais completo em termos de opções de frete dentre os sugeridos aqui no Figures Plus. Segundo consta no Help do próprio site, SAL Parcel será oferecido apenas para produtos que não se enquadrem na regra do SAL "Small Packet" (o que na verdade é bom, já que o Parcel é mais caro que o Small Packet e demora a mesma quantidade de tempo, não fazendo nenhum sentido você pegar uma encomenda que possa ser enviada por SAL Small Packet e enviar via SAL Parcel... exceto que você queira jogar seu dinheiro fora... se esse for o caso, doe-o para mim).

O CD Japan possui boletins diversos que ele envia por e-mail (figure e itens de animes, DVD's e BD's de animes, roupas e acessórios, etc.), então você pode se manter a par das novidades do site com facilidade.

O usuário pode se beneficiar do programa de recompensas do comprador regular. Cada vez que se compra lá, você ganhar uma certa porcentagem do valor da compra na forma de pontos que são usados para se ganhar desconto em outra compra feita no site. Há mais formas de se ganhar pontos e mais detalhes podem ser vistos aqui: http://www.cdjapan.co.jp/offers/rewards.html

O CD Japan costumava mandar e-mails sobre promoções "limpa-estoque", mas faz um bom tempo que não os recebo (ou ao menos não reconheci como sendo um) e nunca avistei uma seção permanente desse tipo no site...

ATUALIZADO (03/01/2012): Um serviço que me passou despercebido durante muito tempo e que é (mais ou menos) interessante é um serviço de "compra via proxy" que o CD Japan oferece. Achou um produto num site japonês que não envia pra fora do Japão? Preencha um formulário no CD Japan (que incluirá o link para o produto no site que você viu) e o CD Japan vai comprar para você e depois te enviar. Para esse serviço o CD Japan só aceita EMS como método de envio (deles para você, não do site JP para eles). Nesse caso, o total devido ao CD Japan será: Preço do Produto + frete interno no Japão (entre o site com o produto e o CD Japan) + EMS do CD Japan para você + taxa de serviço do CD Japan (a taxa, dependendo do preço do produto, será de 1.500 Ienes, 2.000 Ienes ou 20% do custo do produto). O CD Japan não aceita cancelamentos e nem devolve pagamentos feitos para produtos comprados usando esse tipo de serviço. Mais informações sobre o serviço e o link para o formulário aqui: http://www.cdjapan.co.jp/request/shopping.html.
Por que eu disse que o serviço é "mais ou menos" interessante? Porque no momento eu estou testando outro serviço que aceita frete via SAL registrado e cuja taxa de serviço não é muito diferente da do CD Japan. Mas só pelo frete já vale (leia mais sobre fretes mais abaixo, aqui mesmo nesse post). Se tudo correr bem, falarei mais sobre o site no futuro.

Avaliação FP: Como site fonte de figures, esse site talvez seja o pior de todos os 06 indicados no blog. Mas como fonte das demais tralhas que colecionador (e fã de anime/mangá/game) costuma gostar, ele é uma opção boa, até pela variedade de itens e de fretes.

5- AmiAmi
(http://www.amiami.jp/shop/?set=english)

A verdadeira "mina de ouro" dos colecionadores de figures virou minha maior fonte delas tão logo abriu sua página em inglês e passou a aceitar normalmente encomendas de clientes fora do Japão. A AmiAmi vende, além de figures, modelos em escala (veículos militares, carros...), DVD's, BD's, jogos eletrônicos, cards, ferramentes para hobbies (coisas como estiletes, brocas, colas especiais, etc.) além das quinquilharias diversas (canecas, camisas, dakimakuras, plushies...).

Mas é na parte de figures que ela se destaca, pois praticamente todas as figures têm desconto em relação ao preço sugerido pelo fabricantes e a maioria dos descontos é razoavelmente generosa (entre 15% e 22%) e isso faz com que este site tenha, quase sempre, o melhor preço para figures dentre os sugeridos aqui no blog.

A AmiAmi conta com uma boa diversidade de fretes: SAL Small Packet (não registrado ou registrado), SAL Parcel e EMS.

A AmiAmi permite que você combine ou recombine pacotes desde que ou todos os itens estejam disponíveis no estoque ou todos estejam em pré-venda e tenham previsão de lançamento para o mesmo mês. Caso uma pré-venda atrase para o mês seguinte, a AmiAmi automaticamente dividirá seu pedido (separando o item que atrasou dos demais) e lhe informará via e-mail.

Para clientes internacionais (no caso, que residam fora do Japão), a AmiAmi via PayPal e, para quem mora (ou está de passagem) no Japão, o pagamento pode ser feito no momento da entrega do item.
ATUALIZADO (03/01/2012): A AmiAmi passou a aceitar pagamentos feitos diretamente com cartão de crédito (internacional): Visa, MasterCard, American Express e Dinners Club.

ATUALIZADO (03/01/2012): Recentemente a AmiAmi introduziu um sistema de "AmiAmi points" similar ao do Hobby Search. Você, para cada item comprado, recebe uma certa quantidade de pontos (que não é dito explicitamente como são calculados) e que vão se acumulando na sua conta. Cada ponto acumulado vale o desconto de 1 Yen em alguma compra futura. Ao fazer o checkout, uma das telas terá uma caixa que você marca para usar os pontos (ou deixa quieta para poder acumular mais pontos e ganhar desconto numa outra compra futura).
Uma outra função (aparentemente bem inútil, especialmente se você tem perfil no My Figure Collection) é uma função de Wishlist. A função serve para criar uma lista de produtos desejados (que você marca como tal) e eles, então, passam a ser listados na sua conta... e só. Contando que itens de colecionador costumam desaparecer mais ou menos rápido, a utilidade dessa função é no mínimo limitada... mas pode ser algo útil se você quiser deixar preorders ainda distantes "em vista" na sua conta.

ATUALIZADO (03/01/2012): Ao menos neste momento, há uma seção de promoções na AmiAmi: http://www.amiami.com/top/page/c/sale.html

A AmiAmi, até onde fucei, não manda "Newsletter", mas a comunicação necessária para a se completar as compras e o suporte do site sempre atenderam muito bem.

Avaliação FP: Se existe melhor site (nos quesitos preço e variedade) para compra de figures, este blog desconhece por completo. O único "defeito" da AmiAmi é que ela usa as caixas-padrão. Então algumas figures com poses mais "diferentes", ou bases-cenário (não apenas um disquinho de plástico, mas coisas como uma escadaria, por exemplo) que acarretem uma embalagem fora das dimensões-padrão (das referidas caixas) vai fazer com que a AmiAmi use caixas "um tamanho acima" e, por vezes, fazer você perder a opção de usar SAL Small Packet e ter que usar SAL Parcel ou EMS. Mesmo assim, é, em via de regra, a melhor opção dentre os sites atualmente sugeridos no blog.

6- Hobby Link Japan (http://www.hlj.com/)

Um site curioso... ao menos as compras que eu faço nele quase sempre se devem aos motivos "errados". Com um calendário que segue um padrão um pouco diferentes dos demais sites (especialmente para as datas de lançamento) e preços altos com descontos baixos,  O Hobby Link Japan (referido como HLJ pra encurtar) deveria ser uma das últimas opções de compra... e de fato é. Mas mesmo assim, a quantidade de compras que faço nele é relativamente alta. Por quê? Porque as reservas (e em alguns casos, o estoque) duram mais. Se você, colecionador, custou a descobrir que "aquela figure" estava em fase de pré-vendas ou já tinha sido lançada e ela está esgotada na maioria dos sites, aqui ainda há uma esperança.

O HLJ vende todos os tipos de tralha já citados anteriormente, mas em alguns casos, a diversidade e disponibilidade não será tão grande quanto, digamos, no CD Japan. Para figures, no entanto, ele parece receber todas as que tenha tiragem "padrão". Não há também, até onde eu tenho notado, nenhum tipo de programa de recompensa para os clientes.

Os frete usados pelo HLJ são: SAL (sem registro), Airmail, EMS e FedEx.

Como forma de pagamento, são aceitos: Paypal e Cartão de Crédito (Internacional).

O HLJ costuma fazer muitas vendas e promoções especiais (http://www.hlj.com/top/sal), nas quais as figures que estavam meio salgadinhas poderão ser achadas por preços decentes. As vendas do HLJ costumam ter mais itens "interessantes" que a média, já que algumas figures "encalham" lá por estarem caras e não por serem ruins, então as vendas especiais às vezes podem render "tesouros" que são muito difíceis de achar em outros locais. Não espere, no entanto, encontrar muitas figures top nessas vendas...

O site costuma mandar e-mails alertando sobre as promoções.
ATUALIZADO (03/01/2012): Recentemente o HLJ passou a mandar Newsletter regulares com as novidades mais recentes de cada categoria (inclusive a de promoções).

Avaliação FP: O HLJ se salva de receber uma "menção desonrosa" do FP porque há 2 fatores que o redimem: as promoções que permitem você desencavar alguns itens interessantes e o calendário "meio atrasado" dele que combinado com a possibilidade de frete tipo SAL, torna o HLJ preferível ao Play-Asia (que também é meio atrasadinho para figures). Esses dois pontos acabam tornando o site, ao menos no quesito figures, uma espécie de "solução de emergência".

Existem outros sites, claro, que vendem figures. Talvez melhores, talvez piores que os aqui indicados. Há diversos sites americanos (em geral não mais baratos que esses e que usam sistema de frete, em via de regra, diferente dos sites sugeridos aqui no blog). Na própria Amazon (em especial no Amazon Market Place) há diversas figures e também no Ebay e Yahoo! Auctions (japonês) há muitas figures, inclusive edições antigas e em geral já esgotadas (que geralmente são vendidas BEM acima do preço de lançamento). Vale lembrar que em todo site de leilão há de se ter cuidado com "de quem se compra".

Se você tiver uma sugestão de site internacional para se comprar figures, deixe nos comentários e nos diga o que você gosta neles.


Agora que os sites foram comentados, falemos dos fretes... e de impostos.

Existem algumas modalidades de frete (e cada modalidade tem suas subespécies). Discorrer sobre todas aqui seria impossível, então vamos nos ater a falar das que mais são usadas no sites indicados. Vale lembrar ainda que aqui haverá muitas coisas empíricas, baseadas nas observações que faço nesses anos em que coleciono figures. Portanto, coisas podem mudar no futuro e nada do dito aqui é "regra", mas apenas o "mais habitual".

O frete escolhido costuma influenciar os impostos, ou melhor, a chance de você ser taxado. Normalmente fretes tipo "expresso" (como EMS) ou "courier" (como FedEx e UPS) têm chances bem mais altas (eu diria que acima de 50%) de serem taxados na alfândega. Mau negócio para quem compra. Como vantagem, esses fretes oferecem menor índice de extravios e maior agilidade.

Fretes tipo econômico (como SAL Small Packet) parecem ser inspecionados na alfândega de forma menos rigorosa ou então "por amostragem". Desde que descobri sites que usavam SAL (Small Packet) como opção de frete, nunca tive um pacote desse tipo taxado, mas conheço gente que já (embora continue sendo raro). Esse tipo de frete costuma ter um índice de extravio maior que os fretes expressos ou courier, mas o índice de perdas parece ser baixo, ainda assim. Também são fretes mais lentos, sempre dependendo da "disponibilidade" ("Aquele avião que vai pro Brasil... ainda tem um cantinho nele?").

Fretes tipo SAL Parcel e Air Mail são um mistério para esse que vos digita essas linhas: poucas vezes usei, algumas vezes foram taxados, outras foram liberados, mas a amostragem foi baixa e não cheguei a uma conclusão específica sobre esse tipo de frete. Mas quando não é possível usar frete econômico, costumo apelar para um desses.

Resumindo: pela experiência que tenho, fretes econômicos (para os sites que indico, em especial, o SAL Small Packet) são, muito provavelmente, a melhor pedida. São (em via de regra) mais baratos e te dão alta chance de escapar da taxação da alfândega. Apesar do índice de extravio "maior", tal índice ainda é baixo. Mais baixo ainda será se você optar pela modalidade registrada ("Registered") que alguns sites (como AmiAmi ou Otacute) dão. Nessa modalidade, você paga um pouquinho a mais pelo frete, que passa a ter seguro -até um certo valor- e recebe um número de rastreio (com possibilidades "limitadas", mas ainda funcionais). Como o frete passa a ter seguro, em via de regra, as caixa com opção "Registered" ativada passam a receber um pouco mais de "carinho", chegando mais rápido e com menor chance de extravio.

Fora o extravio (que, como vimos, não é uma "ameaça" tão séria assim), SAL costuma ser mais lento... o que para nós, de terra brasilis, nada quer dizer. Nossa alfândega costuma levar todo o tempo do mundo pra analisar (ou não) e taxar (ou não) os pacotes que chegam. De que adianta pagar bem mais caro pra encomenda chegar em 2~3 dias úteis no BR se a alfândega pode levar SEMANAS (OK, nem sempre tanto... mas nunca rápido) ou, com mais sorte, MESES pra analisar/taxar (ou liberar) um pacote? Tá certo que nem sempre a alfândega demora isso tudo, mas mesmo assim não compensa a diferença de preço. Raramente a alfândega leva menos de 1 semana pra liberar sua encomenda. Como figures e itens de colecionador não são artigos "indispensáveis para a sobrevivência", costuma valer mais a pena esperar um pouco mais (já que rápido não vai ser mesmo) do que pagar mais pelo frete a ainda aumentar a chance de ser taxado.

A maior desvantagem do SAL Small Packet costuma ser a restrição do próprio: pacotes para serem enviados via SAL Small Packet têm que obedecer às seguinte condições (todas ao mesmo tempo): peso não superior a 2 Kg, a soma das medidas da caixa (comprimento+largura+altura) não pode exceder a 90 cm e a maior das medidas não pode ser maior que 45 cm. Isso faz com que algumas figures "médias" (porque as gigantes não vão se enquadrar mesmo e ponto) fiquem "na casca" e alguns sites não as enviam por SAL. Nesse ponto o Otacute é ótimo: eles cortam, dobram e ajeitam caixas de modo que "se der pra dar um jeitinho" de figure + caixa se encaixarem nas regras, eles farão. Melhor pra gente que deixa de ser multado taxado...

Lembrando: Quando se é taxado você paga 60% de imposto de importação + ICMS (que varia de estado pra estado e que nem sempre é incluso na taxação). Os impostos são calculados sobre o valor do produto E do frete (embora às vezes o frete seja desconsiderado). Vale lembrar ainda que a origem é uma loja (pessoa jurídica) então toda encomenda está sujeita à "chance" de ser taxada (na prática nem todas são taxadas). Se você comprar algo de uma pessoa física (digamos, via Ebay), você estaria isento de imposto se sua encomenda for de até U$ 50,00. Livros e "outros periódicos impressos" (além de mais umas coisas) também são livres de imposto (independente do valor e de ter sido comprado de pessoa física ou jurídica).


Param que quiser se restringir ao território nacional...

Se você não pode ou não quer comprar as figures em sites estrangeiros, não tema, há esperança para você. Mas já aviso: comprar as figures de "intermediários" (alguém que compra de fora pra você e depois, já daqui do Brasil, te manda a figure) sai mais caro que trazer direto (especialmente se você trouxer de fora e não for taxado). A diferença não torna proibitiva a compra, mas se você tem o gene do colecionador inveterado nas veias, a longo prazo você vai desembolsar uma boa grana a mais...

A primeira opção que eu recomendo é a Katamari Toys (http://www.katamari.com.br/). O dono da loja tem alguma dificuldade em manter o catálogo atualizado no site, mas a grande especialidade da loja é trazer figures sob encomenda, então você não fica preso ao que está listado no catálogo da loja. Entre em contato por e-mail com a loja que você será respondido se há condições de se trazer a figure e quanto fica. Depois é só adicionar o valor do frete (interno: Sedex, PAC, etc.) e receber no conforto da sua casa sem pensar em alfândega, impostos, etc. Assim que comecei a colecionar figures, eu comprei muitas lá e nunca tive problema. A loja, claro, não mexe só com figures, há também games e uma gama de "tralhas colecionáveis".

Outro site nacional que já usei foi a Koneko Shouten (http://www.konekoshouten.com.br/). Foi apenas uma compra que fiz (e tudo correu bem), mas pela andança que fiz no site deu pra notar que eles têm um catálogo bem generoso de figures e outros trecos colecionáveis. Sobre itens que não constam no catálogo deles, a Home Page do site diz: "Não hesite em nos contatar a respeito de outros produtos lançados no Japão.".

Meu conhecimento de sites nacionais, infelizmente, é muito baixo e esses dois são os que eu já usei. Não significa que não haja outros e muito menos que esses outros não sejam bons. Se você conhece e usa algum, pode sugerir via comentários.

Apesar do nome "Guia", este post é mais uma mistura de "review de sites" com umas dicas, então sei que muitas coisas podem ainda gerar dúvidas. Se você tem alguma dúvida, não hesite em deixá-la via comentários. Será respondida tão logo possível.

Rafael-san, O Enxugador de Gelo.

138 comentários:

Anônimo disse...

cara vlw mesmo. quero começar uma coleção mas nao tava mto certo sobre comprar internacionalmente, principalmente quanto aos impostos =P
meu colega me recomendou quando for comprar no otacute usar o frete mais barato, diz ele q nao tem que pagar nda e ja aconteceu de chegar em menos de 2 semanas

Rafael-san disse...

Olá, Anônimo.

O frete mais barato do Otacute é o SAL "Unregistered".

Eu costumo pegar o SAL "Registered" (o 2º frete + barato) por ser um pouco mais seguro e me dar um número de rastreio (que eu posso usar para seguir usando o sistema de rastreio dos correios daqui).

Creio que ambas as formas tenham a mesma chance de escapar da alfândega. Então fica à sua escolha: um pouco mais de "conforto" e "segurança" ou a economia de uns trocados a mais (que dependendo da situação podem fazer falta)...

Se você for usar a AmiAmi (que costuma ser mais barata que o Otacute) você vai ter as mesmas opções de frete.

Anônimo disse...

Olá!

Gostei desse post, pode ajudar muitas pessoas.

Dúvida: o HLJ não está aceitando mais cadastros ou o método é diferente?

Anônimo disse...

Alguém já fez compras pelo Anime-Export(http://www.anime-export.com/)?

Rafael-san disse...

1- O HLJ é um bocadinho diferente dos outros sites. Para fazer cadastro, escolha o que você quer comprar e peça Checkout.

Na tela de checkout digite o e-mail com o qual você quer se cadastrar e escolha a opção "I am a new customer" e clique em Continue. Isso vai te levar para a tela com o formulário de cadastro.

Fique atento com os e-mails de instrução que eles mandam. Se algum deles gerar dúvida, copie e cole aqui nos comentários o trecho não entendido e pergunto o que você quer saber que eu respondo.

2- Sobre o Anime-export: Eu fucei o My Figure Collection e não achei problemas nesse site com relação a eles enganarem compradores, mas achei algumas reclamações com respeito a:

- Você é obrigado a pagar as pré-vendas no momento do fechamento do pedido (e não quando elas forem lançadas).

- Sistema de estoque on-line pouco confiável: algumas vezes o produto vai aparecer no site como "in stock", mas depois de você fechar o pedido (e pagar), vai receber um e-mail dizendo que o produto está esgotado (e vai receber reembolso).

- Alguns problemas "menores" envolvendo preorders e backorders.

Aparentemente quem fez compras de produtos "em estoque" (e não caiu no caso do produto estar, na verdade, esgotado) elogiou bastante o site. Algumas das pessoas que tiveram problemas elogiaram o sistema de atendimento ao cliente.

Como não usei o site até hoje, essa é a melhor ajuda que posso oferecer.

Boas compras!

Anônimo disse...

Obrigado pelas informações Rafael-san!

Estava querendo comprar a Nami ver. animal, mas não sei se espero pelo HLJ, já que como você citou, o calendário deles costuma ser diferencidao.

Até agora não tem essa figure em pre-order, espero que apareça por lá também!

Rafael-san disse...

Anônimo, se você me der o endereço dessa figure no My Figure Collection ou da página de algum outro site que a venda, eu posso dar uma fuçada pra você...

Anônimo disse...

Rafael-san, segue:
http://myfigurecollection.net/item/72339_one_piece_nami_door_painting_collection_figure_ani

O Big in Japan também estava com pre-order ontem, porém como pagamento imediato, mas também já esgotou XD

O único "site mais conhecido" que vejo ainda vendendo é o Anime-Export.

Estou esperando pra ver no HLJ ainda... já que lá ainda tem estoque de outras figures do One Piece lançadas pela mesma fabricante, então a chance pode ser um pouco maior.

Abs

Rafael-san disse...

Rapaz, você escolheu uma figure bem estranha (não digo na aparência).

Ela tem tiragem marcada como "Desconhecida" no MFC.

Hobby Search, Otacute, Play-Asia, CD Japan e HLJ parecem, até o presente momento, não ter tomado conhecimento dela.

Já vi figures com tiragem Limited+Exclusive mais fáceis de se achar vendendo... =P

Pra não dizer que não acrescentei nada à situação, eu a achei disponível pra reserva no site ToysLogic: http://www.toyslogic.com/index.php?main_page=product_info&cPath=588_216_314&products_id=20903&products_type=1

Segundo o povo do MFC, o site tem alguns probleminhas com "lerdeza pra enviar a figure depois que ela fica 'ready to shippment'..." mas parece ser um site sério.

Boa sorte com sua Nami!

PS.: Se você tem cadastro no MFC pode me add como amigo lá: Rafael-san

Anônimo disse...

Rafael-san, te add no MFC.

Quanto a Nami, já tinha visto e também achei bem estranho a parte da tiragem... vá entender rs

Eu só vi ela no Ami Ami, Big in Japan e Anime-Export... ou a tiragem é muito baixa ou a figure está vendendo igual água, porque Ami Ami e Big in Japan se esgotaram em 1~2 dias.

Anônimo disse...

Entrou em pre-order no Hobby Search agora XD

abcd disse...

olá , muito bom o post esclareceu muitas duvidas, ainda nao comprei nada internacionalmente entao ainda tenho uma duvida.

eu tenho 1 cartao internacional, até hj só paguei a mensalidade do WOW com ele. tem alguma diferença ao comprar com cartao int. sendo em dolares ou yens ? e a conversao da moeda é feita como?

Rafael-san disse...

Olá, abcd.

Grato pelos elogios.

Até onde minha ignorância me permite saber, minha operadora de cartão de crédito faz operação de conversão Yen -> Dólar (e posteriormente Dólar -> Real). Aí entra a regra de mercado: se uma faz (e dá certo) as outras muito provavelmente vão ofertar o mesmo serviço.

Mas se você está preocupado com isso e for usar o PayPal, fique tranquilo: o Paypal te permite escolher (antes de finalizar a transação tem que achar na tela onde está o link que te permite mudar essa opção) se você quer que ele (PayPal) faça a conversão (que nesse caso será "direta" Yen -> Real) ou se você quer deixar a conversão a cargo da operadora de cartão (o que reforça a ideia de que algumas delas devem fazer isso pra você...).

Boas compras aí e qualquer dúvida, pergunte!

Corrêa, Otto disse...

Rafael-san queria saber se você alguma vez já comprou de um site chines, eu sei que alguns deles não ofereçem boas qualidades em figures, mas o preço é em conta e algumas das figures fogem a regra. Como essa que eu queria comprar do chobits:
http://www.tinydeal.com/manga-chobits-figure-chi-doll-model-desktop-display-toy-with-stand-base-faa-41075-p-33063.html
Eu queria saber se o pacote chega, sem estravio. Ou sem ser taxado

Rafael-san disse...

Olá, Corrêa, Otto.

Com exceção de duas figures (uma delas adquiridas no ebay e outra comprada de outro colecionador), todas as minhas figures vieram de um dos sites citados neste post, portanto eu não tenho experiência com compra em sites chineses.

A única coisa que eu posso dizer é que, em via de regra, fretes econômicos têm menos chances de serem taxados e fretes expressos têm mais (alguns fretes "meio-termo" como Air Mail ou SAL Parcel eu usei pouco, algumas vezes sendo taxado e outras não). Se o site for confiável e sua preocupação for com extravios na entrega, os fretes que retornam número de rastreio ou são "Registered" costumam ter índices de perda e dano menores que os fretes não-resgistrados.

Quanto ao site Tinydeal, não usei e não achei ninguém falando dele no clube de "figure shop & site review" no My Figure Collection, o que quer dizer que não tenho nenhum dado (nem positivo, nem negativo) pra te passar sobre ele.

Sobre a figure: pelas foto no tinydeal, a figure PARECE ser (não estou dizendo que seja) uma falsificação dessa figure aqui: http://myfigurecollection.net/item/1176_chobits_chii_1_5_maid_ver_art_storm . Claro que você pode querer comprá-la mesmo assim...

Isso é o máximo que eu posso te dar de informação. Se você tiver mais dúvidas, pode perguntar.

Corrêa, Otto disse...

Obrigado Rafael-san, suas informações são muito utéis e o guia foi bem esclarecedor :D São chineses, então nem sempre sabemos se é falsificado ou não. Dependendo da qualidade alguns que tem preço absurdo até dá pra engolir. Mas obrigado por tudo XD

Rafael-san disse...

Disponha, "estamos aqui para isso".

Qualquer dúvida é só perguntar.

Corrêa, Otto disse...

Desculpe incomodar novamente X) mas, no site ami ami itens sold out tem alguma chance de voltar a venda? Porque eu encontrei uma figure realmente em conta que eu vou dar de presente de natal. Mas quando me deparei com o sold out me desanimei.
http://www.amiami.com/top/detail/detail?scode=FIG-MOE-1725A
Procurei em outros sites mas o preço dobra, outras vezes triplica D:

Rafael-san disse...

Re-estoques "espontâneos" na AmiAmi são raros. Exceto o produto fosse ser re-lançado pelo fabricante (aí teria).

Tente olhar nos demais sites aqui citados ou perguntar pra Katamari Toys. Às vezes eles descolam itens "Sold Out" sem ser a preços exorbitantes.

Boa sorte!

Corrêa, Otto disse...

Acho que estou incomodando demais >_< obrigado achei no HLJ, mas também esgotado D: e 100 yenes a mais...
Mas.. Achei nesse site em pre-order, nunca ouvi falar desse site.. Tem alguma avaliação sobre?
http://www.bigbadtoystore.com/bbts/product.aspx?product=SGA10039&mode=retail&picture=out

Rafael-san disse...

Bom, a Big Bad Toys Store parece ser uma loja decente (pelos comentário que vi no My Figure Collection), mas ela parece ter um defeitinho que parece se encaixar no seu caso...

Pelo que foi relatado no MFC, o sistema da loja aparece adiar automaticamente as preorders que a loja não conseguiu assegurar com os fornecedores dela (ou que estão atrasadas mesmo). Parece ser uma espécie de mecanismo do tipo "enquanto a gente procura a mercadoria, o sistema da loja vai ajeitando a data de disponibilidade automaticamente".

O problema é que pelo visto o sistema não tem uma programação pra alertar quem administra o site que a mercadoria X já foi adiada um tanto de vezes... o resultado é que tem figure lá em pré-venda por ANOS.

É o caso da Azusa que vc quer: ela foi lançada no JP em junho... de 2010 (http://myfigurecollection.net/item/31591_k_on_nakano_azusa_k_on_pm_figure_sega).

Algumas pessoas disseram ter conseguido informações mais concretas entrando em contato diretamente com eles via e-mail. Parece valer a pena tentar.

Boa sorte com a Azusa!

Corrêa, Otto disse...

Que confusão, vou enviar um email pra lá e perguntar mais sobre.. Mas se não conseguir informações mais concretas vou procurar outro figure da asuza >.< A pessoa que ia receber o presente já tava enloqueçendo quando mencionei asuza ._. Quando receber o email posto aqui

Rafael-san disse...

Uma pequena ajuda (ou não) para você... todas as figures/dolls/garage kits já lançados/anunciados/sinalizados da Nakano Azusa: http://myfigurecollection.net/search.php?root=0&categoryid=-1&origin_id=0&origin=&character_id=0&character=Nakano+Azusa&manufacturer_id=0&manufacturer=&artist_id=0&artist=&type_id=0&type=&material_id=0&material=&title=&version=&year=0&month=0&day=0&tags=&scale=&runid=-1&rating=0&audios=&subtitles=&addby=&isbn=&jan=&catalogid=&club=

Corrêa, Otto disse...

Obrigado Rafael-san *-*. Ah mas sobre o email que eles me responderam:
Hi Otto Leone
BigBadToyStore.com thanks you for your email.
*Note: Our office will be closed Monday December 26th.*
ótima notícia... só amanhã para saber realmente T^T enquanto isso vou olhando os modelos

Rafael-san disse...

Nesse site tem figures da Nakano Azusa (e ele é bem comentado no MFC): http://plamoya.com/index.php?main_page=advanced_search_result&search_in_description=0&keyword=Nakano+Azusa+figure

Corrêa, Otto disse...

Ah outra pergunta, sobre o site mandarake, algumas dos modelos do MyFigureCollection estão pra vender lá por preços bons. É confíavel? Eles tem o Small packet como opção de frete?

Rafael-san disse...

A fama do Mandarake no MFC parece ser boa já ouvi muita gente dizendo que comprou lá e sem problemas.

A página do Mandarake só diz que eles usam EMS e não podem usar fretes sem rastreio se o pagamento for via Paypal e sugere que quem quiser usar outro método de envio que entre em contato com o suporte ao cliente.

Corrêa, Otto disse...

Recebi um email hoje da BigBadToyStore.. Más notícias
Hi, I don't know when this item will be in-stock. It has been on order for a long time. I have sent an email to our products department to see if they can get more info. If it has been canceled by the manufacturer, we will remove the listing and notify the customers who have it on order.
>_> Bom é como você disse já tá há um bom tempo em estoque.. Mas enfim já resolvi esse problema já comprei meu figure *-* Tomara que chegue logo

Rafael-san disse...

Boa sorte aí com sua compra e não se espante se demorar... época de final-de-ano os correios do mundo todo estão mais ocupados que o normal por causa do envio de presentes de Natal e cartões de Ano Novo...

Carolina alvez disse...

Olá,Rafael-san eu quero comprar essa http://www.hlj.com/product/MAX06168 , o frete mais barato SAL Unregistered, será que corre o risco de ser extraviado?

Rafael-san disse...

Oi, Carolina.

Correr o risco sempre se corre, mesmo nos frete expressos/registrados (ou então não faria sentido esse tipo de frete ter seguro...), o que ocorre é que nos fretes COM registro rola aquele "carinho extra" já que mesmo a empesa segurada em geral paga uma taxa por acionar o seguro (e a própria seguradora não vai fazer contrato se toda hora rolar extravio).

Nas encomendas sem registro, a encomenda segue seu caminho normal, mas se algum desatento mandá-la pro local errado... o prejuízo é seu.

Eu já usei (e algumas vezes ainda uso) SAL sem registro por falta de opção melhor e, ainda bem, até hoje minhas encomendas sempre me alcançaram, mesmo que demorassem um bocado.

Boa sorte na sua compra.

Carolina alvez disse...

Obrigada pela ajuda, eu acabei optando por comprar no Big in Japan, fiz o pagamento via paypal, eu tinha que ter colocado o n° do pedido nos comentarios?

Rafael-san disse...

Opa!

Até hoje eu só usei o Big in Japan 1 vez e não me recordo se eles pediram isso.

O único site que eu sei que sempre pede é a AmiAmi, mas o BiJ não me lembro mesmo...

Mas eles devem em breve confirmar o pagamento. Segundo a Home do site, eles vão estar fechados até dia 09. Se 48h depois disso você não receber nenhuma notificação, encaminhe o recibo que o PayPal te mandou para eles e explique a situação.

Rammon disse...

Oi, achei um site q vende algo relacionado a figma em geral, achei os preços muito bons mas não tenho certeza se é confiavel, aki o link http://www.attoycity.com/lang-br/action-figure/202-max-factory-figma-persona-3-aegis-action-figure-new.html
é a primeira vez que estou tentando comprar algo pela internet de fora do paíis então quero ter bastante cuidado.

Mike disse...

Oiew, adorei seu guia, tirou muuuitas duvidas minhas, agora queria te fazer uma pergunta. Ouvi dizer que comprar entre os meses de dezembro a fevereiro a probabilidade de ser taxado eh maior, você me recomenda comprar esse mês ou mês que vem fica melhor, não tenho pressa, esse vai ser a primeira figure que irei comprar então tentarei encontrar uma que me agrade não seja uma fortuna e com frete SAL, ao que parece ser o mais vantajoso, dentro das melhores lojas que você recomenda ^^

Rafael-san disse...

Rammon:

Não achei ninguém falando desse site no My Figure Collection, mas o preço de uma figma nova gira em torno de uns 30~40 dólares... então a prudência me recomenda desconfiar de um site vendendo uma figma por US$ 16,00.

Seja como for, o item do seu link consta como "Fora de estoque".

Mike:

Eu sempre comprei independente da época do ano e o que eu disse no post continua valendo: minhas encomendas tipo SAL até hoje nunca foram taxadas e são raros os casos de gente que eu conheço que disseram que foram.

Como eu raramente uso outro tipo de frete, não posso te assegurar se as vezes em que fui taxado se concentraram nesse período, mas certamente tive encomendas taxadas que chegaram tipo no meio do ano... se eu não sou um cara muito sortudo e exceção à regra, parece que o tipo do frete influencia mais que o calendário.
(Especulação): Pode ser que esse lance da data seja verdade para países de onde o povo importa muita coisa pra servir de presente de Natal tipo EUA ou China...

Rammon disse...

Vlw Rafael, vou ver se vejo nesses sites q vc recomendou mesmo,
Vlw

Rafael-san disse...

Disponha, Rammon, estamos aí para ajudar.

Mike disse...

Mais uma vez, muito obrigado ^^
Agora vou ver se encontro uma figure que me agrade, nada muito caro, esta olhando algumas nos site AmiAmi e Otacute, quase fiquei louko tantas ♥♥♥ , vou ver se encontro uma maneira de creditar minha conta paypal, ainda ñ tenho cartão internacional. Assim que pedir volto para dar noticias ; )

Carolina alves disse...

Rafael-san por acaso você conhece esse site? http://toylet.net/

Rafael-san disse...

O Toylet eu conheço de nome.

Lá no My Figure Collection a galera fala bem dele, a única "reclamação" que vi lá foi que eles demoram um pouco a enviar o pedido às vezes (e também vi gente reclamando de preço, mas esse tipo de coisa eu não conto...).

Parece ser confiável.

Corrêa, Otto disse...

Cá estou eu Rafael san xD Depois de conseguir comprar minha figure e ela chegar perfeitamente sem amassos, taxada ou etc vim aqui de novo em relação a outra figure que está realmente difícil de encontrar. Uma da shana de shakugan no shana, encontrei algumas no ebay e parece que vou comprar por lá mesmo. É confiável?

Rafael-san disse...

Alô, Otto.

Ebay é como Mercado Livre: se é seguro ou não depende mais "de quem se compra" do que do site em si.

No Ebay tem muito vendedor sério e muita gente cara-de-pau também... e às vezes fica difícil saber quem vende produto original e quem vende falsificado.

Se sua maior preocupação é não "tomar um cano" do vendedor, ver a reputação dele costuma ajudar.

Se você se preocupa em não comprar falsificadas (especialmente com preço de original), dê uma olhada nesse site que costuma ter figures já esgotadas (em geral, mais caras também...):

http://plamoya.com/index.php?main_page=advanced_search_result&search_in_description=0&zenid=2e59d149759e18d91a9664485053ef41&keyword=Shana

Se você achar uma figure interessante no Plamoya lembre-se de dar uma checada no sexteto de sites que eu uso como referência, vai que você dá sorte...

Corrêa, Otto disse...

A reputação dele é 99,1% Acho que ele é bem sério. O plamoya tem preços bastante salgados $_$ vou comprar pelo ebay mesmo

Anônimo disse...

Tem como pagar em vezes com cartao internacional ou pelo paypal la na AmiAmi? Parabens Rafael, esse guia ta muito bom!

Rafael-san disse...

Alô, anônimo.

Grato pelo elogio.

Nunca pensei em parcelar as figures que compro. Não gosto de financiamentos e similares, mas vejamos no que posso ajudar:

Parcelar diretamente com a loja acho que não rola. Não lembro de ter visto essa opção nos sites.

O Paypal, na página de ajuda dele, diz o seguinte:

"Que opções eu tenho de pagamento e financiamento quando uso minha conta do PayPal?

Quando você faz um pagamento, o dinheiro é obtido primeiramente de seu saldo do PayPal. Se o seu saldo não puder cobrir todo o valor do seu pagamento, o restante será obtido do seu cartão de crédito ou débito associado à sua conta do PayPal.

Para exibir as opções de financiamento disponíveis para você, clique em Alterar ou Mais opções de financiamento antes de enviar seu pagamento.
"

Não achei nada falando se isso vale TAMBÉM para compras internacionais.

Em última hipótese você pode parcelar sua fatura do cartão, pagando "mais que o mínimo, mas menos que o total devido". Cuidado com os juros se você for fazer isso.

Mesmo sem ter dado a melhor resposta possível, epsero ter ajudado.

Anônimo disse...

Quanto ao Mandarake, é sim uma ótima loja(s). Eles vendem produtos de "segunda-mão" (caixa rasgada mas não aberta, amassada, etc.). Dificilmente um produto tem defeito de verdade, e se tiver eles postam fotos do defeito.

A partir de 01/03 o SAL passou a ser registrado, e mesmo dizendo que eles não enviam por SAL para pagamentos pelo Paypal, eles na verdade enviam sim.

Caso seu pedido seja menor que 5000 ienes, eles cobram 500 ienes a mais para despesas.

Como eles tem lojas em locais diferentes, se você fizer um pedido com produtos em lojas diferentes (ex: Shibuya e Nagoya), serão feitas 2 encomendas diferentes.

Rafael-san disse...

Opa, anônimo!

Eu realmente não costumo usar o Mandarake, então valeu aí pelas informações.

Jack7 disse...

Rafael-san sabe me dizer como faço para ver quais opções de frete posso escolher e qual o preço no site amiami. Eu tbm queria saber se você sabe se posso colocar mais de um item em um pacote SAL ou eh melhor comprar tudo separado.

Rafael-san disse...

Alô, Jack7, desculpe a demora para a resposta.

As opções de frete da AmiAmi estão descritas na parte que eu falo sobre a loja. SAL Parcel e EMS não têm restrição (OK, na verdade têm, mas acho que você não está querendo importar algo assim de "proporções elefânticas", certo?). Creio que sua dúvida seja se o que você quer comprar cabe ou não num SAL Small Packet.

Pois é, não dá pra ser ter certeza de antemão, mas em geral figures de 1/8 de escala ou menores cabem. Algumas de 1/7 de escala e algumas de 1/6 ou 1/5 também cabem (personagem sentada/ajoelhada, por exemplo). Nendoroids com caixa "no tamanho padrão de Nendoroid" cabem até 3 numa caixa que pode ser enviada por SAL Small Packet. 4 figmas também (desde que a caixa das 4 figmas seja "tamanho padrão das figmas"). Nunca testei porque não compro muitas, mas acredito que figures Beach Queens (1/10 de escala) caibam pelo menos 2 também. Baseado nisso, se é melhor trazer tudo junto ou separado vai depender do que você está comprando....

Quanto ao preço (creio que também seja do frete, certo? Até porque o preço da figure está na página dela dentro da AmiAmi...), ele é calculado de acordo com o tamanho e peso da encomenda (e, claro, com o tipo de frete escolhido). Alguns sites te dão uma aproximação, mas não é o caso da AmiAmi...

Só para não te deixar boiando muito no preço do frete. Eu sempre pego frete "SAL Small Packet Registered" e os valores costumam variar entre 1.100 e 2.500 ienes (1.100 ienes: 1 figure Beach Queens / 2.500 ienes: três Nendoroids juntas num pacote só).

Se sobrou ainda alguma dúvida pode perguntar.

Jack7 disse...

Muito obrigado pela ajuda.
Eu fiz besteira coloquei 2 figure de 1/7 e 1/8 juntas, vou tentar entrar em contato com o pessoal da amiami e ver se consigo por as duas separadas.
Super útil essa informação sobre quantos figmas e quantos nendoroid podem ser colocados em uma caixa, estava um pouco com medo da caixa começar a pesar e aumentar a chance de ser taxado.
Soh mais uma pergunta... reservas agente soh paga dps q tiver disponível, e posso cancelar alguma reserva ? [Queria fazer algumas 100% de certeza q terei o $$ mas por via das duvidas neh;;]
Novamente muito obrigado.

Rafael-san disse...

Essa quantidade de Nendoroids e Figmas foi-me passada pelo próprio suporte da AmiAmi (as Beach Queens eu chutei pelo tamanho médio delas, pode ser até que caibam mais numa caixa só de SAL Small Packet).

Dependendo de em que passo está o processamento do seu pedido, ele pode ser cancelado sim, mas eles andaram mudando algumas regras de combinação e incluíram a possibilidade de você combinar, descombinar e recombinar pedidos por dentro do Menu da sua conta (se os pedidos ainda estiverem apenas na reserva), então não vou falar muito pra não correr o risco de misturar regra antiga com nova e dizer abobrinha.

Reservas são cobradas apenas quando ocorre o lançamento (nesse momento eles informam também o valor exato do frete).

Quanto a cancelar... a maioria dos sites não trabalha com cancelamento, mas em alguns desses ainda é possível desenrolar com o suporte se for uma situação excepcional e se você for um (bom) cliente frequente. Certa vez, sem querer reservei duas vezes a mesma figure e só me dei conta quando recebi dois e-mails solicitando o pagamento quando ela foi lançada. Expliquei a situação e passei os dois números de pedido (com um deles já pago e confirmado pela AmiAmi) e eles cancelaram o pedido extra de boa. Mas é bom não contar com esses recurso, se possível...

Qualquer coisa, estamos aí!

Anônimo disse...

Oi, tudo bom?

Estou para efetuar uma compra no CD Japan de uns mangas e artbooks. A minha duvida é a seguinte. Tem dois itens que eu quero lá, que diz nas caracteristicas deles: ''dentro de 1 - 3 semanas'' e os outros é de 1-2 dias e de 2-4 dias. Entao, queria saber se se eu encomendar eles juntos, eles só vao ser enviados pra cá quando todos estiverem disponiveis pra eles? Que no caso seriam essas semanas pra aqueles produtos chegarem a eles?

Outra coisa: Quando eu fui encomendar 4 produtos, eu ia encomendar pelo SAL Registred, porem com um produto a mais passou a ter apenas 2 tipos de fretes pra mim pode usa, acho que é por causa do peso. Entao, to pensando em fazer 2 encomendas, dividir esses 6 produtos que quero comprar em duas compras com 3 produtos em cada. Assim poderia pagar e utilizar o SAL Registred nas duas compras. Sera que vale a pena fazer isso ou o preço ia aumentar muito porque eu estaria pagando por dois fretes?

É isso, obrigado pela atençao e parabens pelo post, ta OTIMO! *-*

Rafael-san disse...

Valeu pelo elogio, Anônimo.

Segundo diz o Help do CD Japan, a encomenda é enviada apenas quando todos os itens comprados estão disponíveis e, inclusive, quando ocorrem atrasos no lançamento de algo, eles atrasam o envio do pedido se o cliente não solicitar algo diferente dessa ação. Se o Help não estiver desatulizado, isso deve bastar para responder à sua pergunta.

Acredito que no caso de duas encomendas com vários itens, a diferença de preço não deve ser muito grande em relação a uma encomenda com itens o suficiente para estourar o limite do SAL. Além disso, 2 encomendas te dão a chance de, em algum azar da vida, uma delas ser pega e outra não. Se você tiver tudo num pacote só, o estrago será grande em caso de taxação. Contando que, em via de regra, a maioria esmagadora dos SAL escapa de ser taxado, deve valer muito a pena pagar um pouco mais para escapar das garras do nosso faminto governo com suas toneladas de imposto do que arriscar trazer tudo junto para tentar economizar uma merreca qualquer.

Boa Sorte com suas encomendas!

PS: Em tese (está escrito na lei), livros e "outros pereiódicos impressos" são livres de imposto. Se toda a sua encomenda for de mangás e Artbooks e o CD Japan declarar direitinho na guia que eles mandam, na teoria você não seria taxado nunca... mas sei lá, aqui nessa terra... (mas até hoje sempre que trouxe mangás e livros de fora, escapei de ser taxado).

Anônimo disse...

Boa tarde!

Acabei de realizar um pedido na Amiami (em ingles) pela a pré-venda de uma figure. Minhas duvidas:

1- O valor da encomenda nao esta determinado, la diz que ainda vai ser determinado. Entao eu vou ter a possibilidade de trocar o tipo de encomenda caso o valor nao me agrade? Ou até mesmo de cancelar o pedido?

2- Eu realizei o pedido e tudo mais, só que pelo oq eu entendi eles apenas ''reservaram'' ela pra mim, ja que eu nao forneci nenhum dado do meu cartao internacional e nem da minha conta no paypal. La eu botei que pagarei pelo paypal, só que nao botei minha conta e nem pediram mais nada, apenas pra mim escolher entre paypal ou cartao internacional. Isso significa que nao foi pago ainda e que nem será pago automaticamente quando a figure chegar no estoque deles né? Existe a chance de eu cancelar a compra quando a figure chegar para o estoque deles? Não que eu vá fazer isso, mas já seria bom saber pra mim nao cometer um erro futuramente, vai saber hehehe

E meus parabens, esse guia me ajudou muito, está completissimo!

Rafael-san disse...

Alô, Anônimo.

Em primeiro lugar, valeu aí pelo elogio!

Sobre suas dúvidas...

1- MUDANDO O FRETE: Segundo o FAQ da AmiAmi é possível mudar o método de envio na página "My Account". Se isso não for possível depois do e-mail que solicita o pagamento, entre em contato com a AmiAmi. Até um tempo atrás eles desenrolavam por email. CANCELAMENTO DE PEDIDOS: A princípio, não seria possível cancelar pedidos a AmiAmi (mesmo reservas), mas a prática tem demonstrado que se você tem um histórico "limpo" na AmiAmi (compra lá com frequência e não cancela pedidos muitas vezes), dá pra desenrolar com o suporte do site e cancelar um pedido sim. Muitos cancelamento podem levar sua conta a ser deletada.

2 - Quando a figure que você reservou for lançada, você receberá um e-mail solicitando o pagamento. Nada será cobrado da sua conta do PayPal sem o seu consentimento. Quanto ao cancelamento, acho que o que escrevi no item anterior cobriu bem a questão.

Se sobraram dúvidas, é só perguntar.

Rodrigo disse...

olá, estava precisando mesmo de um blogger assim, para ter mais segurança em compras internacionais. mas eu tenho alguns medos ainda. Por não ter exeperiencia em compras internacionais queria lhe perguntar algo:
sobre o site
http://slist.amiami.com/top/search/list

eu sempre compro em dinheiro, no caso como eu faria para não ter problemas com alfandega, esses probleminhas que nós Brasileiros sempre temos? Você poderia me ajudar? como eu faria para efeturar uma compra internacional a dinheiro? estou querendo muito comprar a racing miku, e esse site é o que me forneceu um preço mais baixo que todos. Pois a maioria dos casos eu pedia figures por encomenda em empresas brasileiras de figure, mas o ruim é que vocÊ tem q pagar o lucro para eles e isso sobe um pouco o preço da figure, preciso de ajuda. ^^

Rafael-san disse...

Oi, Rodrigo.

Como eu disse no post: escapar com "100% de certeza" dos problemas é impossível.

Mas dos dois problemas mais comuns, dá pra se jogar as chances grandemente a favor.

1- Extravio: pegue encomendas que tenham registro (que, na prática, equivale a ela ter seguro), tais como SAL Small Packet, SAL Parcel, EMS... o registro diminui a chance de extravio e, na pior das hipóteses (o extravio ocorrer), você tem como acionar o site e seguir as instruções para ser reembolsado.

2- Impostos: não dá para controlar o que a alfândega vai taxar ou não, mas dá para jogar as chances a seu favor. Nossa alfândega parece ter um grande apreço em taxar encomendas que venham por frete expresso (exemplo: EMS). Bem ao contrário, os fretes econômicos (tipo SAL Small Packet) parecem não apetecer muito nossa alfândega. Sei de poucos casos de taxação (mas ainda assim a chance existe) e eu mesmo nunca fui taxado. Os demais fretes (SAL PArcel, Airmail..) eu usei muito pouco pra ter uma opinião aceitável sobre...

O maior defeito do SAL Small Packet são as "regras" para a encomenda poder ser enviada usando ele (as regras estão no post).

Então, para sua encomenda ter grandes chances de chegar a salvo em suas mãos opte (sempre que possível) por frete tipo "Registered SAL (Small Packet)": menos chances de extravio, seguro contra extravio (com limitação de valor, ma em geral cobre bem) e chances (bem) mais amenas de a receita te taxar. Além disso, com fretes registrados você ganhar um número de rastreio que pode ser usado no site dos nossos correios pra rastrear sua encomenda.

Espero que sua dúvida tenha sido sanada. Qualquer coisa, estamos aí.

Rodrigo disse...

no caso do amiami. Estou dando uma olhada na forma de pagamento:
tenho 3 opções:
cartão de crédito,pelo paypal,dinheirro na entrega(doméstico)
nessas 3 qual é mais recomendado?
não gosto de cartão de crédito
e prefiro pagar a dinheiro.

Rafael-san disse...

Oi, Rodrigo.

Como eles bem disseram, Dinheiro é um método que eles só aceitam para encomendas "domésticas". Contando que eles estão sedidados no JP... só se você estiver por lá pode optar por esse método.

Eu uso PayPal. E "alimento" a conta do PayPal usando cartão (internacional). Dessa forma eu faço compra em vários sites sem ter que ficar mandando o nº do meu cartão pra lá e pra cá. Só o PayPal tem, só o PayPal sabe. E toda movimentação que faço na minha conta do PayPal cai no meu e-mail.

Também não sou fã de usar (diretamente) cartão de crédito.

Espero ter ajudado.

Rodrigo disse...

sobre usando cartão (internacional)você paga algum juros algo assim?
teria como vc me passar seu msn algo assim}? preciso lhe perguntar algo

Rafael-san disse...

Rodrigo, Juros não. Mas se você mexer seu cartão internacional em moeda estrangeira (ou seja, você realmente fazer valer o nome "internacional") você paga IOF (6,38%).

Eu tenho MSN, Skype, GTalk... todos sob um mesmo e-mail e não tenho nenhum problema em falar com meus leitores, mas não gosto de divulgar esse tipo de dado abertamente. Se você tiver Twitter, mande uma mention/reply para @Rafa_san se identificando e me passando seus dados que eu te adiciono.

Rafael-san disse...

Rodrigo, mais uma coisa que ficou faltando dizer: Se você usar seu cartão para "dar fundos" à sua conta PayPal, você também pagará o mesmo IOF.

Carolina alves disse...

Olá!

Bom, houve um assalto ao carteiro quando saiu para a entrega e minha encomenda foi perdida, será que o correios devolve o valor já que eu pedi por sal registrared?

Rafael-san disse...

Carolina, é bastante possível você tenha direito ao ressarcimento sim. Entre no site dos correios e ligue para o número da Central de Atendimento dos Correios. Eles lá devem te explicar quais dados você deve pegar com o remetente para dar entrada no pedido de ressarcimento.

Carolina alves disse...

Obrigada por responder =D.
Bom entrei em contato com o correios e me pediram os dados do remetente e destinatário, agora é só esperar o contato do correios, que por sinal é muito demorado.

Rafael-san disse...

Oi, Carolina! Boa sorte aí com sua história. Se depois você quiser contar o desfecho seria interessante. Eu nunca precisei até hoje acionar o seguro (e espero não precisar), então não conheço muito sobre essa parte.

Anônimo disse...

Queria começar uma coleção mas não tenho muita noção de marcas, tipo, olhando no site dos fabricantes todos parecem muito fodas mas fico meio na dúvida quanto a qualidade real dos figures... se não for atrapalhar poderia dizer, na sua opinião, quais seriam marcas confiáveis?

Rafael-san disse...

Olá anônimo.

Em termos de qualidade a Alter e a Good Smile Company costumam ser ótimas referências. Há ainda outras companhias que também fazem coisas boas, como a Max Factory, a Kotobukiya, a Gift e a Wave (apesar de a Wave, em regra, fazer figures mais simples, ainda assim costumam ser boas).

Aliás, se você for reparar bem nos posts, essas são as fabricante que mais aparecem aqui no blog.

Isso não significa que o que as demais companhias façam seja necessariamente ruim. Nem que essas companhias jamais "errem a mão".

Espero ter sido útil.

Anônimo disse...

Valeu Rafael-san!! Agora é só dar uma pesquisada e ir às compras XD

Cleber disse...

Obrigado pelas informações! Estou interessado em fazer importações pelo site Otacute e gostaria de saber se ele é Japonês?

Rafael-san disse...

Oi, Cleber. Sim, o Otacute é um site japonês. Ao menos as encomendas que eles enviam saem do Japão...

Boas compras!

Cleber disse...

Muito obrigado Rafael-san!

Kiarika disse...

Olá Rafael-san! ^w^
Eu estava justamente procurando saber mais sobre compras de figures quando encontrei seu site (com posts muito bons por sinal) e este guia me serviu de grande ajuda!
Não sei se você sabe (por não ter posts sobre a figure) mas a Alter vai lançar uma figure do Accelerator em Outubro (http://myfigurecollection.net/item/109551).
E pelo o que eu li nos comentários parece ser melhor adquirir em pre-order pois quando lançadas esgotam muito rápido, certo?
Eu queria saber se em todos os sites tem que pagar a pre-order imediatamente, ou algo do tipo, afinal não sei se consigo pagar por agora a figure (tenho que fazer um cartão internacional e criar a conta no Paypal ainda >.<). Também queria saber se no caso você recomendaria que eu esperasse até a figure aparecer em lojas brasileiras. Perdoe a ignorância, essa é a primeira vez que eu compro uma figure, e também a primeira vez que compro pela internet. =)

Rafael-san disse...

Oi, Kirika.

Sim, eu estou sabendo do Accelerator da Alter, mas estou sem tempo livre pra postar muitas coisas agora (estudando pra concurso público).

Normalmente é bom comprar a figure antes, sim, durante a fase de reservas/pré-vendas, pois algumas figures se tornam bem difícieis de se conseguir depois de lançadas.

Em via de regra, os sites só pedem o pagamento depois do lançamento da figure, então se você tem como arrumar um cartão internacional e conta no PayPal até Outubro, fique tranquila. Apenas informe ao site que você pagará com PayPal e o site não deve te pedir mais nenhuma informação sobre pagamento até que a figure seja lançada.

Se você não sabe se conseguirá um cartão internacional a tempo e quer comprar em lojas importadoras aqui no Brasil, sem problema. Mas pagará mais caro pela figure, pode ter certeza disso. A decisão final, no entanto, é sua.

Boa sorte com sua compra!

Kiarika disse...

Muito Obrigada Rafael-san! Seu guia por si só já foi de grande ajuda, agora tirando essa duvida minha melhorou muito.
Eu decidi comprar pela Ami Ami com uma conta que eu já tinha lá, bom, até Outubro eu consigo uma conta no PayPal néh?
E boa sorte com seu concurso! Espero que passe ^^

Rafael-san disse...

Oi, Kiarika.

É, conseguir uma conta no PayPal é fácil. Basta descolar um cartão internacional... o que hoje em dia não é mais assim exatamente um bicho de sete cabeças.

Boa sorte com a sua compra aí e obrigado!

Ichigomaru disse...

Parabéns Rafael!
Seu post foi fantástico e com certeza ajudou (e ajuda) muitas pessoas que pretendem iniciar sua coleção de figures (inclusive eu).

Já fiz 2 pre-order no amiami e comprei uma figure pelo amazon.com. Assim que receber meus "package" terei o prazer de compartilhar minha experiência.

Rafael-san disse...

Oi, Ichigomaru.

Que bom quer o post ajudou.

Compartilhe suas experiências sim que certamente haverá gente interessada em saber.

Tais disse...

Olá!
Caí no seu post de paraquedas enquanto procurava sobre o amiami e ajudou bastante! Mas tenho um problema: nunca comprei figures antes e quando vi que o Link de SS tava 76 dilmas, tentei simular o frete pra ter uma ideia de quanto ficaria. Só que confirmei a reserva sem querer. O frete não aparece determinado. Aí entendi de que não tem informações suficientes pra isso.

Revirei o FAQ e pelas minhas contas, creio que o frete ficaria na faixa dos mil ienes, com sorte. Minha dúvida é: assim que o figure estiver disponível e o frete encarecer muito, tem como cancelar meu pedido? Se não pagar, eles deletam automaticamente? Incluindo a conta? Escolhi o SAL small pack com registro e acho que vai ficar mais de 100 reais no total. Fico receosa pela possibilidade de ser taxado. Outra coisa, quantas vezes você teve sua compra extraviada? Foi fácil convencer a loja a mandar o figure de novo?

Rafael-san disse...

Oi, Tais!

Realmente a AmiAmi (e a maioria dos sites) não dizem quanto fica o frete dos produtos, pq depende da dimensão final dele... e que só é sabida, ao certo, após o lançamento.

Geralmente o frete por SAL não fica muito longe de 2000 ienes pq coisas que fariam o frete ir muito além disso não cabem nas regras do SAL. Eu recomendaria a você, enquanto cliente nova, não cancelar a compra... eles podem sim cancelar a sua conta... diferente de um cliente antigo que compra sempre e que, de repente, teve um problema eventual. Você, como cliente nova, eles não conhecem e o risco de cancelarem a sua conta existe. Agoraq se eles farão isso COM CERTEZA, já não sei te dizer.

Até hoje eu tive a ótima sorte de jamar ter um pedido extraviado. Sempre acompanho todos pelo número de rastreio. Na AmiAmi, a única coisa que uma vez ocorreu foi uma figure vir danificada (a Pixtone Dead Master - http://www.figuresplus.net/2011/09/release-lancamento-pixtone-black-rock.html). Eu tirei fotos, mandei pra lá e eles enviaram outra de graça junto com um pedido meu que estava reservado lá.

Mas em caso de extravio, você deverá acionar o seguro do frete e usá-lo pra comprar a figure de novo (bem, se ela ainda estiver disponível...). Eu não sei bem como fazer isso porque nunca fiz, mas certamente a loja deve ter algum procedimento padrão para esses casos ou saber te orientar em caso de necessidade.

Boa sorte com sua compra!

Douglas Pires disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafael-san disse...

Oi, Douglas Pires.

Você fez tudo certo. Pelas informações dadas, você está fazendo uma reserva de algo ainda não-lançado. Portanto, eles ainda não podem te dar o preço do frete (que depende do peso e dimensões do produto). O fato de vc ter recebido um número de pedido (order number) indica que eles registraram sua reserva.

Quando o produto for lançado, vc vai receber um e-mail com título "Your Oder is Ready" e com as informações que estão faltando (Shipping e Grand Total), nele haverá um link pra você iniciar o processo de pagamento.

Dê uma olhada na página do produto que vc quer que deve dizer o mês de lançamento. Até lá, pode ficar relaxado que sua reserva está feita.

Boa sorte aí!

Douglas Pires disse...

Hi! Valeu a ajuda Rafael-san!
Na verdade o produto nem estava em pré-lançamento (eles chamam de pré-order né?), já havia sido lançado. Mas eles calculam o valor do tipo do frete que você pediu (no meu caso SAL Small Packet Registred). Agora eles já me enviaram o e-mail pra eu pagar e tal e lá na 'My Account' aparece o item pra pagar. Mas o PayPal não ta reconhecendo rs. Mudei o método pro meu cartão de crédito internacional mesmo :p Muito obrigado de verdade! Ah outra coisa, da uma olhada nesse site aqui: http://www.nippon-yasan.com/lang-es/

Tem a opção em espanhol e tal. O tipo de frete que eles oferecem é EMS, Air Mail, ECO e por 'Barco'. Faz o teste com uma figure só pra você ver o que to falando... Tipo nenhum deles é a opção SAL Small Packet pelo que entendi né?

De qualquer maneira... Eu pretendo fazer o teste com um produto um pouco acima dos 50 dólares pra ver se vai ser taxada na opção ECO (Registrado en económica con seguros, 2-3 semanas).

Abraço! Me fala o que você achou :)

Douglas Pires disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafael-san disse...

Oi, Douglas.

Numa rápida olhada no site que você indicou (mais precisamente no FAQ), deu pra perceber que esse "Eco" é exatamente o SAL (Parcel).

Eles também trabalham com o "Eco" (SAL) Small Packet, só que por algum motivo, eles só aceitam se você pedir + de 1 produto e isso "quebrar" as regras do SAL Small Packet. Aí eles vão dividir sua encomenda grande em pacotes menores e enviar por SAL Small Packet. Pq eles fazem essa regra doida, no entanto, é mistério. Tanto no Eco quanto no Eco Small Packets, no entanto, você pode escolher com ou sem registro (seguro). Com registro vc ganha número de rastreio.

Lembrando que isso tudo é dito pelo próprio site, no FAQ e na página de expedição.

Sonzukake disse...

Ola Gostaria que me dissesse sobro uma escolha minha. É que acho que minha melhor opção seria a amiami mais acho que ela não trabalham mais com SAL Small Packet gostaria que você me dissesse , pois se por algum acaso pararam com esse meio de frete terei que usar o site otacute (sem querer de valoriza-lo) só tem impressão que seria melhor fazer minha primeira compra pela amiami.. se puder me responder lhe agradeço. Obrigado Pela tua atenção.

Rafael-san disse...

Oi, Sonzukake. Acabei de verificar o site deles e a opção de SAL Small Packet está lá disponível sim.

Pode comprar e escolher esse frete sem susto.

Sonzukake disse...

Desculpe ter que perguntar de novo. Mais como funciona no site "AmiAmi" o serviço de encomenda Preoder . Se eu tenho que pagar tudo na hora , se tenho que ta uma parcela na hora e depois quando estiver em estoque pago o resto ?E o frete se não tem peso ainda eu só pago quando sair ?? Gostaria de saber esses detalhes.
Desculpe o incomodo de novo e muito obrigado pela atenção.

Rafael-san disse...

As pre-orders na AmiAmi são do tipo "pague somente quando o produto for lançado".

Como eles ainda não têm o produto em mãos pra saber as dimensões e o peso, o valor do frete só será conhecido quando o produto for efetivamente lançado (então sempre reserve uma grana a mais).

Lembre-se: pra fazer compras na AmiAmi vc precisa de um cartão internacional (Visa, MasterCard, American Express, JCB ou Diners Club) ou de uma conta no PayPal na qual você consiga inserir crédito em moeda estrangeira (exemplo, usando um cartão internacional...)

Boas compras!

Sonzukake disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafael-san disse...

Se você quer fazer um pedido novo, sem combinar/recombinar com nenhum outro pedido, não mexa em nada nessa página e apenas clique no botão "Continue with purchase" (Continuar com a compra).

Na página seguinte você escolhe qual método de frete quer usar e como vai pagar (cartão ou PayPal).

Boa sorte com sua compra!

Julie disse...

Olá!
compro a muito tempo figures de todos os gêneros(costumo dizer q muito antes de anime virar moda XD). Gostei muito do seu post, posso concordar com a maioria das suas opiniões, fazendo pequenas ressalvas.
A HLJ deve ter muito cliente brasileiro pois ela modificou muitas regras do próprio site sempre se referindo a nós. Ela permite que você agrupe produtos e escolha quando enviá-los, por exemplo, o q no meu caso eu acho ótimo pois nem sempre a gente tem o dinheiro naquele momento que encontramos certo produto. Parece salgada de preço, mas é deve-se lembrar que ela costuma vender caixas de produtos, nao só individuais, e nesse ponto a economia é muito alta! Se o seu produto não chegar, ela tem a politica de devolver o dinheiro mesmo q ela afirme nas regras que naose responsabiliza por produtos sem rastreamento, e se você conversar com o SAC, que porsinal é muito gentil, pode chorar um desconto sem maiores problemas.
A play-asia permite que vc ganhe comissões por compras no site, o que é ótimo, dá para juntar uma grana que sirva como um desconto justo e a CDJapan, como diz o nome, tem foco0 mesmo em Música, por isso é mais pobre em brinquedos.
De resto, show ;)

Rafael-san disse...

Oi, Julie!

O HLJ mudou um bocado desde que eu escrevi o post. Mas meu volume de compras lá é pequeno, então nem rola de atualizar o que eu escrevi, sob pena de falar besteira. Eu, felizmente, nunca precisei desenrolar nada com o SAC de lá, mas fico feliz em saber que é uma boa opção.

Quando vc diz dele vender caixas, se refere à Tradings, né? Pq figures de escala até onde eu tenha visto, só unidade mesmo.

Sim, o Play-Asia tem o programa de afiliação dele. Mas pra quem só faz compras ocasionais, não dá pra juntar assim exatamente uma GRANA. Mas como é de graça...

O CD Japan realmente não tem a maior diversidade no ramo de figures, mas o que torna mais difícil de se achar algo (de figures) lá é a política deles de "Preorder only" para a maioria desses itens. Mais recentemente eu até tenho visto algumas que sobrevivem ao período de reservas, mas a maioria não continua disponível em estoque depois de lançada.

Np mais, que bom que você gostou do post.

Sonzukake disse...

Olá
Primeiramente obrigado pelas otimas respostas rápidas e precissas.
Gostaria de saber sobre algo que esta escrito em minha figure preorder .
Diz: Remarks
For sale in Japan only.
Será que terei algum problema com esse pequeno aviso??
Muito Obrigado pela atenção.

Rafael-san disse...

Oi, Sonzukake!

Olha, até onde me lembro nunca tive problemas com figures e acho que algumas das que comprei tinham esse aviso.

Não sendo nada 18+ (que alguma lojas encrencam), é quase certo que ela vá ser enviada sem problemas...

Boa sorte!

Anônimo disse...

Yo, parabéns pelo post! Muito bom mesmo! \o/

Mas eu gostaria de saber se o Plamoya é seguro, pois somente lá tem uma figure que eu quero... E os produtos dele são originais e lacradas? '-'

Rafael-san disse...

Vlw pelo elgio!

Olha, Anônimo, se minha memória não falha, eu fiz 2 compras lá e ambas foram 100% tranquilas. Produtos originais e lacrados. Nada a reclamar.

Boas compras!

Sonzukake disse...

Ola Rafael , gostaria de perguntar o seguinte ,eu comprei minha figure com frete SAL "Registered". Minha duvida é a seguinte , a situação da minha figura está em "Dispatch from outward office of exchange" (Expedição da estação de permuta) eu queria saber se isso significa que ele já saiu com o navio , esta esperando o embarque ou tem outro significado . Desculpe-me o incomodo outra vez ,Obrigado pela atenção !

Rafael-san disse...

Oi, Sonzukake!

Até onde minha ignorância alcança, isso quer dizer que seu pacote saiu da unidade responsável por encaminhar para o exterior a encomenda.

Agora o significado exato vai variar de acordo com como os Correios do local trabalham. Eles podem já ter posto direto no transporte ou terem entregue para a firma que vai cuidar disso.

É quase certo que sua encomenda, de um modo ou de outro, já esteja a caminho. ;)

Boa sorte!

Anônimo disse...

Olá, alguem conhece essa loja ? >>> http://www.attoycity.com , gostaria de saber se ela é confiavel e se os figmas dela são originais ;D

Rafael-san disse...

Oi, Anônimo.

Olha, não conheço a loja não, nem achei referência no My Figure Collection mas meus radares apitam: É FRIA!

Preço surrealmente baixo pra muitas mercadorias. Figmas por 13 ou dólares? Em sites sabidamente seguros e que dão desconto, elas custam por volta de US$ 30 ou +.

O site ser da China tb não ajuda muito a construir uma sensação de confiança...

Se vc, mesmo assim, quiser arriscar... boa sorte! (E eu acho que vc vai precisar msm se for arriscar...)

Anônimo disse...

Então, eu arrisquei rs, olhei as fotos disponiveis no site dos produtos na caixa, e me parecem ser originais, o que vc acha ? , o preço está muito baixo mesmo , mas a justificativa seja pq ela é uma atacadista rs.
Obrigado desde já ^^

Rafael-san disse...

Oi, Anônimo.

Eu tb dei uma olhada nas fotos... e... bem... mantenho minha posição inicial...

De qquer forma, boa sorte! ;)

Anônimo disse...

Ah sim, mas quanto a originalidade parece não haver problemas né ? rs

Anônimo disse...

Rafael - san, me add no msn ? ... caso vc aceite, meu msn é : nilsonelivia@hotmail.com

Rods Azevedo disse...

Hey there!! Alguém já teve uma 'boa' compra com a attoycity ??? Qual é o review de vocês? Os preços são absurdos de baratos, porém, não há indícios de qualidade (mas até pensei que, por eles venderem também no ebay, serem uma boa loja!) Enfim, espero que alguém tenha as respostas! Um grande abraço!

Matheus M disse...

Boa Tarde Rafael-San

Gostaria de saber se:

1) Se você tem ou ja ouviu alguem falar (bem ou mal) sobre experiências com o site: http://www.konekoshouten.com.br
Esou pensando em comprar outro tipo de produto, mas como são vendidos igualmente com os Figures pensei em perguntar isso a você.


2) Seu site ajudou muito quando o assunto é compra no exterior, ainda mais de hobby ligados ao japão. Gostaria de saber se meu raciocinio esta correto:

Em uma compra no Exterior, pagamos: o Valor da Mercadoria + Imposto de Importação(Se taxado 60%) + ICMS do Estado(meu caso 12%) + IOF referente cartão de credito internacional???

Rafael-san disse...

Rods Azevedo - já me perguntaram sobre essa Attoycity alguns comentários acima... nunca usei, mas pelo que o site permite desconfiar... é fria. Provavelmente eles trabalham com Bootlegs (falsificações), por isso o preço baixo.

Matheus M - Fiz uma única compra na Konekoshouten e correu tudo bem. A figur que veio era original, o preço dentro do esperado. Nenhum problema na minha compra. Quanto aos impostos, seu raciocínio está correto: você paga o IOF no cartão irremediavelmente e, se seu pacote for taxado, o Imposto de Importação e o ICMS são cobrados, juntos...

Boas compras!

Matheus M disse...

uma outra dúvida, Katamari Toys é confiável? entrei em contato com um cara lá ele disse que a mercadoria vem com a embalagem aberta. Algum comentário a respeito dessa afirmação deles? Eu me interesso por Gumpla.

Airton Souza disse...

Minha ignorância, me perdoe pois sou leigo em assunto de Compra no Exterior. Quais os significados de:

Preorder = ?
Back Order = ?
Order = ?

Rafael-san disse...

Matheus M, quando comecei a colecionar figures, comprei MUITA coisa na Katamari. Nada a reclamar de lá, muito pelo contrário, várias coisas a elgoiar. Desenrole com o Juliano e tire suas dúvidas com ele.

Airton Souza, vamos lá:

Preorder = Reserva, Pré-venda

Back Order = Pode significar duas coisas (ao menos mais comumente): produtos que a loja pediu novamente à fabrica/ao distribuidor e está esperando para fazer o re-estoque OU produto que você vai "encomendar" à loja e ela vai tentar conseguir junto ao fabricante/distribuidor.

Order = Pedido, compra.

Boas Compras!

Rods Azevedo disse...

Rafael San é realmente uma pessoa disposta a ajudar! Obrigado pela resposta! Fato é, nunca vi ninguém comentar que RECEBEU o produto deles. Eu sei que são produtos falsos, mas eles têm um outro processo lá, os produtos que quero não são mais fabricados... Então, permanece minha duvida. Alguém já RECEBEU encomenda de lá? Obrigado mais uma vez! E boas compras!

Tais disse...

Olá Rafael,
Primeiramente, muito obrigada pelas dicas de antes!

Agora eu tenho outra dúvida. Paguei pelo figure, foi liberado mês passado e tudo o mais. Aí fiquei acompanhando o código de rastreio e vi que minha encomenda chegou no Brasil. O problema é que ele tá desatualizado e queria saber se isso é normal. Li que quando chega no país não dá mais pra rastrear. É isso mesmo? Agora que chegou em são paulo, e eu moro no interior, quanto tempo pode demorar pra chegar? supondo que ele não vai ser taxado... e existe algum risco de roubo, supondo que não dê mais pra rastrear?

Obrigada

Rafael-san disse...

Oi, Tais!

Tem um passo no qual o produto está com o povo da Receita pra ver se vai ser taxado ou não... esse passo costuma ser onde o produto fica "engasgado" aqui por uns dias.

Depois que ele for taxado ou liberado o rastreio deve prosseguir normalmente. Mantenha-se atenta à sua encomenda.

Boa sorte!

Tais disse...

Entendi! Valeu mesmo pela ajuda! Meu figure chegou hoje bonitinho e tal ^^

Rafael-san disse...

Opa, que bom que chegou. Curta bem sua aquisição! ;)

micael disse...

vlw cara pela dica vou começa a minha vc n tem outro site com vc da sua coleção ?

micael disse...

amigo vc podeira me envia seu mail gostaria de teria uma duvida com vc q tem mais experiencia na area micaelS.dant@gmail.com

Rafael-san disse...

Oi, micael!

Eu não sei se entendi seu pedido da 1ª mensagem, mas minha coleção pode ser vista no meu Profile no My Figure Collection: http://myfigurecollection.net/profile/Rafael-san

Se você quer começar uma coleção, recomendo que você crie um perfil lá. Aproveite e peça minha amizade no site e mande uma mesangem privada pra mim lá com suas dúvidas.

Te aguardo por lá!

Anônimo disse...

Rafael-san tu poderia explicar um pouco melhor o sistema de envio EMS (Express Mail Service)?

Rafael-san disse...

Oi, anônimo, não sei exatamente o que você quer saber sobre o EMS, mas ele é um sistema expresso de envio de pacotes (ou seja, é mais caro que os métodos não-expressos).

Além de maior agilidade que os métodos econômicos de envio, todo EMS conta com código de rastreio e seguro (que é opcional -e cobrado à parte- nos fretes econômicos), o que, em tese, o torna por padrão mais seguro.

Mas nem tudo são flores... Ao menos para quem mora no Brasil, o EMS não é isso tudo. Primeiro porque a Receita Federal leva quanto tempo ela quiser pra analisar e liberar/taxar sua encomenda. Então preço extra pago pela agilidade se perde.

Segundo, a Receita parece taxar com mais fequência os fretes expressos que os fretes econômicos. O que pode significar uma despesa extra com a sua encomenda, que já custou mais caro por ser enviada com frete expresso...

Espero que isso esclareça suas dúvidas.

Kim Souza disse...

Rafael, eu de novo!

Pois estão, tudo certinho com o paypal.. Comprei na loja amiami uma figure na pre-order. Recebi o nº do pedido pelo email, tudo certo.

Agora é só esperar o dia do lançamento, que eles vão enviar um email pedindo minhas informações do paypal? Eu não preciso "ficar de olho" no site né?

Kim Souza disse...

Ah e mais um dúvida: Eu comprei na mesma AMIAMI um produto que estava em stock, mas eu não efetuei o pagamento na hora, não teve essa opção. Pelo email que recebi, entendi que eles vão fechar o pedido e calcular o valor do frete e tudo mais, para só então me enviar outro email solicitando o meu pagamento. Está correto? "We will send you your grand total and other necessary information to complete this order during our business hours."

Obrigado pela atenção

Rafael-san disse...

Olá, Kim!

Sobre a pre-order: Você receberá um e-mail da AmiAmi pedindo o pagamento sim e não precisa ficar de olho no site deles não. Inclusive, já vi muitas vezes eu receber o pedido de pagamento antes de eles mudarem o status da figure no site de preorder pra in sotck ou sold out...

Sobre sua compra: Novamente, isso msm. Espere eles calcularem o frete e tal e te pedirem o pagamento. Não deve demorar já que a mercadoria está em estoque.

Boa sorte aí com as compras!

Anônimo disse...

Pessoal eu sou fã de saint seiya e sempre procuro sites japoneses, e foi fuçando na net que encontrei esse site: http://www.japan-toystore.com.br/
Cara muito bom,como não tenho cartão internacional essa loja é uma dica, eles importam pra você e tudo já em reais.Adquiri um Saint Seiya Cloth Crown Sagittarius e chegou direitinho e bem embalado.
Se quiser pode encomendar também, atendimento foi muito bom, eles só enviam com rastreio e o frete barato para diminuir a chance de taxa, se quiser por EMS ou Fedex tem que pedir, mas eles dizem que não é recomendável, bem eu dei sorte o meu não foi taxado.
Outra coisa que o vendedor desta loja estava dizendo é que muita gente vende produtos principalmente no ML, réplicas de hong kong com qualidade inferior e a preços mais em conta.
Vlw.


Jack disse...

Gostei muito das dicas, seu guia foi muito completo, dificil de achar pela net material sobre isso.
Sobre o mercado livre e lojas brbr vale lembra que eles enfiam a faca em até 200% nos preços, além de vc nunca saber se é um original ou um fake made in china. Ja vi venderem no ML uma imitacão chinesa pelo preço que custa lá no exterior a original.

Essa semana vou fazer minha primeira compra pelo AmiAmi usando SAL registred para escapar das taxas. Depois digo como foi.

Alexandre Xande disse...

Os posts aqui são muito bons. Esclarecem bastante as coisas para antes de fazermos alguma encomenda.
Fiz uma compra no Ami ami de 2 figures em 21 de Janeiro e pedi a entrega pelo modo SAL Registrado. Até agora (8/2/2012) não chegou nada.
Depois de chegar, conto como foi.

Alexandre Xande disse...

Em trânsito para RFB - TRIBUTADO-EMISSÃO NOTA TRIBUTACAO/BR.....
é assim que está o status no site dos correios...provavelmente fui taxado... tem gente que diz que mesmo com isso não foi taxado. Isso já aconteceu com alguém?

Rafael-san disse...

Oi, Alexandre.

A princípio você foi taxado sim, mas como aqui é Brasil, já vi de tudo acontecer... encomenda dizendo que foi taxada ser entrege sem nenhuma marca/etiqueta dizendo que foi taxada (qdo o certo, se ela tivesse sido taxada, era ela ir para uma agência dos Correios pra ser pegaa mediante pagamento do imposto). Também já vi encomenda dizendo que foi liberada ter sido taxada e até encomenda que sem motivo algum foi parar agência onde eu costumo pegar as encomendas taxadas... ela tava lá me esperando bonitinha e eu retire sem ter imposto nenhum a ser pago, fui lá e peguei só.

Prepare-se para o pior e continue acompanhando sua encomenda... mas quem sabe você não dê sorte?

Kim Souza disse...

Rafael-san! Eu novamente!!

Gostaria de saber se vc tem indicação de algum site para comprar livros, mangás, etc.

O que eu quero tem na AMAZON, mas com essa história de eles já taxarem o produto, fico preocupado com o preço final (é um game guide, não sei se é qualificado como "livro") e também o preço deles é um pouco salgado..

Conhece esse site: http://www.alibris.com ? ele parece ser interessante, mas enfim vc indica algum?

Obrigado pela atenção!



Rafael-san disse...

Oi, Kim!

Eu não conheço essa loja que você postou, mas já ouvi falar do Book Depository: http://www.bookdepository.co.uk/

Boa sorte com suas compras!

Alexandre Xande disse...

Então gente...
Fui taxado mesmo... precisei pagar 60% do valor da compra. O bom é que, na nota da Amiami, não colocaram o valor do frete, ou seja, paguei 60% do valor somente dos figures.


A ENTREGA

A mercadoria veio muito bem embalada, o que impediu que ela fosse danificada durante o transporte.


MINHAS CONSTATAÇÕES

As conclusões que cheguei, pela primeira experiência, foram:
- o valor é aproximadamente o mesmo que você paga no Brasil (devido as taxas);
- comprando numa loja como a Amiami, é certo de que você adquiri um produto original;
- o pessoal deles é muito atencioso: se você manda e-mails sobre suas compras, eles respondem todos, com o máximo de detalhes;
- pelo que pude observar, agora com uma fiscalização criada em Curitiba, é quase certo que você será taxado: é uma meio criado para protegerem o mercado interno, fazendo vc comprar aqui.

Inkkubus disse...

Olá Rafael-San estou muito interessado neste produto: http://www.1999.co.jp/eng/10196989,
teria como você me ajudar nesta compra?
tipo aqui no Brasil tem uns 2 caras no mercadolivre vendendo este produto aos olhos da cara e eu converti pelo google o valor deste anuncio e vi que está um valor muito bom, gostaria de saber coisas como : onde vejo se tem disponibilidade, é uma pe-venda então como saberei quando começará a ser postado nos correios os produto se o valor seria R$92,48 segundo o google: https://www.google.com.br/#hl=pt-BR&sclient=psy-ab&q=4%2C553+yen++real&oq=4%2C553+yen++real&gs_l=hp.3..33i21.222766.224713.1.224998.5.5.0.0.0.0.382.993.2-1j2.3.0...0.0...1c.1.5.psy-ab.H4sTfyxjtJw&pbx=1&bav=on.2,or.r_cp.r_qf.&bvm=bv.43287494,d.eWU&fp=99cea6fe1bcfc673&biw=1366&bih=646; está loja tem a opção de pagamento em boleto??? Descupe pelas tantas perguntas e desde já obrigado pela atenção!

Sozinho disse...

Bom Dia Rafael

gostaria de saber se a Otacute envia o pedido como Gift .... e como funciona a pre-ordem .. se eu pago no ato da compra ou so quando ele eh enviado.
Muito Obrigado e Otimos post

Sonzukake disse...

Olá Rafael , estou com um pré order para o fim de maio e acabei de comprar uma nendoroid em estoque é possível eu combinar os dois itens parar quando estiver em estoque?? Obrigado pela atenção!

Anônimo disse...

olá,recentemente comprei no site amiami o seiya (muito barato),o problema é que no frete fica escrito to be determined (sei a tradução)mais não sei o que significa em valor,tipo quanto vai ficar o frete?

Rafael-san disse...

Peço desculpas à galera que ficou sem resposta, mas minha vida anda tumultuada e não posso garantir que responderei sempre por algum tempo ainda por vir.

Quanto à pergunta do Anônimo sobre a ausência do valor de frete na reserva, a coisa é simples: você não pode saber o valor do frete sem ter as dimensões e o peso da encomenda. Somente após o lançamento é que o site terá como calcular e informar o valor do frete.